segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIVULGAÇÃO PALESTRA DO CONGRESSO EM EDUCAÇÃO FUTURO EVENTOS


Nome: ELISANE FANK 
Cidade: CURITIBA / PR
País: BRASIL 
Currículo: 
Coordenadora de gestão da Secretaria do Estado de Educação do Paraná (2007–2010); Pedagoga da rede estadual de educação; Formada em Pedagogia pela UFPR; Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPR; Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela UFPR (2007); Experiência de mais de 10 anos de docência no Ensino Superior nas disciplinas de Gestão, Currículo, Educação e Trabalho e Organização do Trabalho Pedagógico. 



Tema da Palestra:
O Projeto Político Pedagógico como Expressão da Concepção de Gestão Participativa e Democrática

Sinopse:
Embora a Lei 9394/96 tenha atribuído a autonomia da escola sobre a construção do seu projeto pedagógico, o burocratismo presente, muitas vezes, nas redes de ensino ou na própria cultura escolar, pode atribuir a esse projeto a característica de um documento formal. O projeto político pedagógico, contudo é a expressão da democracia, que não pode se restringir a mais um clichê. Tanto nos espaços privados como nos públicos, a gestão hoje se configura pela participação do coletivo escolar no processo pedagógico. Essa participação se configura tanto no envolvimento em atividades como propriamente no processo coletivo de tomadas de decisões. O projeto da escola expressa sua identidade, seu movimento, sua especificidade, bem como a própria cultura escolar. Alterar sistema de avaliação, uniforme escolar, instituir projetos ou programas implica ações que envolvem todo o coletivo, bem como o escolar. São decisões que expressam concepção, visão de mundo, de educação, de ensino-aprendizagem, de homem e de sociedade. Não são práticas alheias a própria concepção de currículo. Sua legitimidade não está apenas em ser regimentada, mas em ser pensada por esse coletivo. Assim, questiona-se: no que implica autonomia e democracia nessa acepção de gestão? Quais são os elementos e o papel do Projeto político-pedagógico? Que concepção de gestão e de educação que fundamenta esse processo? Além disso, há de se questionar também que elementos históricos, políticos, econômicos e culturais têm interferido, e de certa forma arrefecido, essa participação? A palestra indicará possibilidades de pensar nesses determinantes para avançar sobre um processo de gestão numa concepção participativa e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário