terça-feira, 21 de junho de 2011


Evasão: 8.500 alunos voltam às salas


Cerca de 8.500 alunos retornaram para as salas de aula com o programa de combate à evasão escolar “Fica Comigo”, desenvolvido no primeiro semestre.

Cerca de 8.500 alunos retornaram para as salas de aula com o programa de combate à evasão escolar “Fica Comigo”, desenvolvido no primeiro semestre. “Garantir a permanência da criança na escola é um dos principais objetivos da Secretaria da Educação”, afirma a secretária Yvelise Arco-Verde.
Desde 2005, o Programa Mobilização para a Inclusão Escolar e a Valorização da Vida instituiu nas escolas a ficha de comunicação do aluno ausente (Fica), utilizada para detectar e acompanhar os casos de evasão e fazer com que o aluno volte a frequentar as aulas. A antiga cartilha do programa passou recentemente por reformulações e é chamada de Manual do Programa Fica. Em breve, será entregue aos núcleos regionais de Educação.
O manual traz elementos que fundamentam os motivos que levam à evasão e proporciona aos pedagogos melhores condições de planejar ações na busca de soluções para o problema. Indisciplina, transferência de moradia, defasagem entre série e idade são as principais causas de evasão no Paraná.
Só no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 16 mil fichas foram preenchidas com 52% de êxito nas ações desenvolvidas. “O êxito do programa depende também da articulação dos núcleos regionais em busca de suporte na Secretaria e na Rede de Proteção da Criança e da Juventude do Município”, diz a coordenadora de gestão escolar da Secretaria, Elisane Fank.

Nenhum comentário:

Postar um comentário